ATIVIDADE PRÁTICA
01. TÍTULO:
Gerenciamento de questões socioculturais, históricas, ambientais e econômicas: o Centro-Norte do Estado do Piauí (Castelo do Piauí).
02. JUSTIFICATIVA
Os municípios a serem visitados estão localizados na microregião de Campo Maior. A história de tais municípios começa nos séculos XVIII, XIX e XX, e atualmente, suas grandes referências em termos de Piauí são o Monumento do Jenipapo, Museus, formações rochosas, pinturas rupestres, o cânion do Rio Poti e as indústrias de aguardente e de mineração. É nesse rico cenário, que pretendemos amadurecer o entendimento quanto à gestão sustentável dos recursos naturais, históricos e culturais nos municípios do Estado.
03. OBJETIVOS:
Ø Conhecer os museus históricos da microrregião.
Ø Analisar os aspectos culturais e históricos.
Ø Conhecer as principais atividades produtivas dos municípios e seus impactos sócio ambientais.
Ø Identificar aspectos gerais do patrimônio natural e cultural locais.
Ø Detectar as formas locais de gerenciamento das atividades e dos seus impactos.
Ø Compreender o contexto de inserção das práticas de Gestão ambiental nos municípios.
Ø Observar as características climatológicas, hidrográficas e biológicas da região.
04. LOCAIS E DATAS:
Campo Castelo do Piauí (190km), distância referente a capital.
Saída de Teresina às 05h00min do dia___de__________de 20____.
Retorno no dia___de ___________de 20___, por volta das 18h00min.
05. ROTEIRO:
Anexo em baixo.
06. PARTICIPANTES:
Professores: Valdiza Borges, Jansen, Orleide, Lilian, Carina, e alunos do Instituto Santo Agostinho, somando um total de 46 pessoas.
07. PROCEDIMENTOS:
Tendo por princípio básico a combinação entre observação e percepção será realizada visitas técnicas nas quais serão levantadas informações sobre: aspectos culturais, étnicos, religiosos, sociais e econômicos, além de infra-estrutura.
Quanto ao patrimônio natural, serão verificados: os elementos climatológicos, estado de conservação, impactos de visitação e perspectivas de gerenciamento. Estas informações deverão estar acompanhadas de registro fotográfico (anexos) sendo analisadas sob a perspectiva da Gestão sócio-ambiental.
08. RESTRIÇÕES:
É TERMINANTEMENTE PROIBIDO O CONSUMO DE BEBIDAS E SIMILARES QUE CONTENHAM ÁLCOOL EM SUA COMPOSIÇÃO, BEM COMO A PRÁTICA DO TABAGISMO DURANTE A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES, BEM COMO QUALQUER TIPO DE CONTATO FÍSICO, MESMO QUE EXISTAM NAMORADOS NO GRUPO, SOB PENA DE TER A NOTA DA ATIVIDADE ZERADA.
09. ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO:
A observação associada à percepção é um dos procedimentos de que mais nos utilizamos em atividades científicas, pois é, através desta, que poderemos desenvolver um processo de leitura do ambiente e dos acontecimentos à nossa volta. Obtemos, então a condição de confrontar a teoria e a prática, o empírico e o científico. O direcionamento da observação deve ser dado, sempre, pelos objetivos propostos na atividade. O mesmo deverá ocorrer em relação ao levantamento fotográfico, que representa o registro das situações observadas. Nesta atividade, os itens norteadores da observação deverão ser no mínimo aqueles indicados na planilha.
10. MATERIAL NECESSÁRIO POR ALUNO:
1. MÁQUINA FOTOGRÁFICA E/OU CADERNO.
2. BLUSA MANGA LONGA E CHAPÉU.
3. CANTIL COM ÁGUA GELADA.
4. LANCHE, DE PREFERÊNCIA NATURAL COM POUCO SAL E NÃO DOCE.
5. CALÇADO ADEQUADO (CANO LONGO), NUNCA SANDÁLIA.
6. RELÓGIO DE PULSO OU BÚSSOLA MAIS O NÚMERO DE TELEFONE DA ESCOLA (CORINA, EDVAN, MARCELINO).
7. UM CANIVETE COM LÂMINA PROTEGIDA.
8. RESPEITO À NATUREZA.
ROTEIRO TURÍSTICO PARA UM DIA EM CASTELO DO PIAUÍ
Chegada em Castelo: 07:00 h, onde o grupo será recebido pelos condutores no Portal de Entrada, na Praça Raimundo Soares do Nascimento, e de lá irão para a fábrica da Cachaça Mangueira, onde conhecerão todas as etapas do processo de fabricação da cachaça.
Picos dos André- Em seguida indo para a localidade Picos dos André, por volta de 09:30 h, onde visitarão sítios arqueológicos com fortes indícios da presença do homem primitivo, como inscrições rupestres de cores e formatos variados.
1. Retorno para Castelo previsto para 11: 30h. O almoço será servido às 12:h na Meire Restaurante e Pizzaria.
City Tour- Saída para o city tour às 14h, onde conhecerão o centro comercial e histórico, passando pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro e finalizando com visita à sede da Associação do Artesão (AACP), onde conhecerão o rico artesanato local em suas várias formas e tipos, como peças em couro, pedra, bordados, etc.
Saída para Pedra do Castelo às 15:00h, onde o visitante conhecerá a gruta por dentro, por fora e por cima, bem como as lendas que cercam o imaginário local e sua relação com a história da cidade.
Retorno para Teresina previsto para 17:30h.
Opcionais:
-Visita ao Museu do Tito.
-Passeio na Cachoeira das Arraias, sendo que provavelmente no mês de junho não haverá queda d’água.
OBS:
1. O horário adequado para saída do grupo de Teresina é 5:00h da manhã com retorno previsto para 17:30h. Os locais de saída e chegada ficam a critério da escola.
2. O valor do roteiro acima mencionado, em ônibus novo e confortável, capacidade para 46 pessoas sentadas, com banheiro e duas TV’S LCD com DVD, incluso almoço com cardápio a definir, três condutores experientes e devidamente qualificados, além de entrada no Museu do Tito (opcional) é de R$ 100,00 por pessoa.
3. O passeio será objeto de matéria com fotos nos sites: WWW.portalcdp.com e WWW.meionorte.com/castelodopiauí.
4. Fotos dos atrativos poderão der obtidas nos sites abaixo:
Contatos:Augusto Júnior
(86) 9978-4431
(86) 9977-6833
Robson 21@hotmail.com
VEJA ALGUMAS FOTOS E ASSISTA O VÍDEO
PROJETO TURISMO CASTELO (vídeo)