Prevenção da gripe H1N1

O Ministério da Saúde anunciou, na segunda-feira (11), que o número de mortes por H1N1 subiu para 102 até o dia 2 de abril. Foram 31 mortes desde o boletim anterior divulgado pela pasta, referente aos casos até 26 de março. Ao todo, foram registrados 686 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por H1N1 até 2 de abril. Foram 242 novos casos de SRAG, que é uma complicação da gripe, desde o boletim anterior.

Diante do quadro apresentado pelo Ministério da Saúde, entendemos que cada um de nós devemos ter cuidados redobrados na prevenção da gripe H1N1, principalmente dentro do nosso ambiente escolar, que é um espaço coletivo de muitas trocas.

A síndrome se caracteriza por febre, tosse e grave desconforto respiratório, sendo necessária cautelosa avaliação médica, a fim de diferenciá-la da gripe comum, já que requer tratamento diferenciado.

As formas de prevenção da Influenza estão sendo amplamente divulgadas pelo Ministério da Saúde e mídias, e incluem desde a vacinação até cuidados que devemos tomar em nossa rotina, nos locais que frequentamos.

Dentre as medidas mais divulgadas, destacamos:

  • Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar, com água e sabão ou, ainda, álcool 70%;
  • Utilizar lenços descartáveis e cobrir a boca e nariz sempre que espirrar e tossir;
  • Dar preferência a ambientes arejados e evitar aglomerações;
  • Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres. No caso dos alunos menores, que costumam trazer lancheira, a orientação é que deem preferência a talheres descartáveis devidamente etiquetados, a fim de evitar eventuais trocas;
  • Trazer garrafinhas para água individuais e não compartilhar com os colegas, evitando o uso dos bebedouros diretamente dos bicos das torneiras.

Ressaltamos ainda a importância de que os alunos em estado gripal, ainda que leve, não sejam trazidos para a Escola. Este é um espaço coletivo, de muitas trocas e, para a própria segurança da coletividade, contamos com a colaboração de todos para não disseminar este vírus.

Contamos com a colaboração de todos no combate à disseminação do Influenza A!

Atenciosamente,

Direção Geral.