No ambiente escolar, as habilidades emocionais cumprem um papel de preparar os estudantes para os desafios diários, pois ao desenvolvê-las, eles se tornam capazes de compreender suas relações interpessoais e sociais, enxergando os desafios e conflitos com outros olhos e agindo dentro de suas possibilidades.
Segundo a Neurociência, as emoções tem importância e impacto direto no processo de aprendizagem. A Educação Socioemocional faz com que os nossos alunos compreendam as próprias emoções e estabeleçam melhores relações com os colegas, os educadores e com a família. O Projeto de Educação Socioemocional é comandado pelos nossos psicólogos Natália Fortes, Lucas de Carvalho e Morgana Sayonara.
A Educação Infantil é o período em que se desenvolvem habilidades importantes, que servirão como base para o crescimento. Desse modo, trabalhamos de forma lúdica e divertida (a partir do Maternal II até o Infantil II) o tempo de espera, aspectos cognitivos e motores, compreensão das próprias emoções e socialização.
Já no Ensino Fundamental (a partir do 1° Ano até o 9° Ano), a Educação Socioemocional é abordada de uma forma mais pontual com temas muito importantes e atuais como o bullying, respeito, socialização, autoconhecimento, autocontrole e saúde mental.
O Ensino Médio (a partir da 1ª série até o Pré-Enem), é uma das fases mais desafiadoras para os estudantes, pois é o momento em que começam os processos de preparação para a escolha da profissão e vestibular. Desse modo, trabalhamos o Socioemocional voltado para o protagonismo, organização, responsabilidades, autoconhecimento e saúde mental.
Trabalhar a Educação Socioemocional é desenvolver nos alunos a capacidade de lidar com as suas emoções, que sejam capazes de criar relações sociais positivas e tenham responsabilidade na resolução de problemas.