fbpx

ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPAM DO PAVV E VISITAM ABRIGO DE IDOSOS

Respeito, ajuda ao próximo, empatia e gentileza foram alguns dos valores vivenciados pelos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental que participaram, no último sábado (29), de um encontro de formação e visita ao Abrigo de Idosos São José. Os alunos também tiveram a oportunidade de praticar a solidariedade de forma concreta, realizando a doação de pacotes de leite para os idosos.

A atividade faz parte do Projeto Agostiniano Vivenciando Valores (PAVV), voltado para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) e que surgiu da necessidade de proporcionar aos estudantes vivências e realidades diferentes do dia a dia.

Nossas práticas de ensino que ultrapassam a sala de aula e buscam levar aos estudantes ensinamentos e reflexões que os acompanham no exercício da cidadania, auxiliam o estudante a ampliar sua formação para além da acadêmica.

Uma educação integral, que contemple a formação plena do estudante, não deve se limitar apenas à transmissão do conteúdo acadêmico. É importante que a escola exerça a função Humanizadora da educação, voltada para o desenvolvimento do estudante como pessoa e cidadão. Nós, como Agostinianos, baseamos o nosso projeto pedagógico na filosofia e espiritualidade de Santo Agostinho.

Além da visita ao abrigo de idosos, os alunos participaram de uma programação diversificada e enriquecedora que incluiu acolhida, almoço coletivo, momento de espiritualidade e Socioemocional com os psicólogos da escola que trabalharam temas como empatia e solidariedade. Para finalizar o dia, os alunos se divertiram com brincadeiras, banho de piscina, gincana e lanche da tarde.

Participar do PAVV é uma oportunidade valiosa para que os alunos possam se engajar em ações solidárias e cultivar valores essenciais, como a empatia e a disposição para ajudar o próximo. O projeto contribui para a formação integral dos nossos alunos, preparando-os não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a vida em sociedade.