SOEP lança projeto Bullying não é brincadeira – Faça amigos, não faça bullying

No último dia 10 de Março aconteceu em nossa instituição o lançamento do  projeto temático-pedagógico Bullying não é brincadeira “Faça amigos, Não faça bullying” desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica – SOEP e que aponta estratégias e orientações aos nossos alunos na prevenção e combate deste ato que está presente em ambientes onde existem relações interpessoais.

Bullying é o termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica  intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. É um problema mundial, sendo que a agressão física ou moral repetitiva deixa sequelas psicológicas na pessoa atingida.

Para abertura do projeto, que será realizado durante o mês de março, tivemos a apresentação da peça teatral ” Fora Bullying” que foi estrelada por nossa equipe pedagógica e retratou na prática as mais variadas formas de expressão do bullying. Em seguida, a banda musical formada por alunos ISA, cantou a paródia ” Bullying não tem graça”, que de forma divertida tenta incitar a todos o não ao bullying .

O Projeto é baseado na Lei 3015/11, que tem como propósito alertar as escolas sobre a importância de combater e de saber lidar com os casos de violência que surgirem.

Para tanto, o Instituto Santo Agostinho elaborou também uma cartilha com orientações e informações sobre os tipos, onde ocorre, as reações das vítimas e as consequências do Bullying.

O projeto terá continuidade diariamente em sala de aula e ao final, os alunos irão apresentar seus trabalhos sobre o tema através de paródias, cartazes,  histórias e seminários.

“O bullying é um comportamento aprendido e os comportamentos podem ser mudados”