Parlendas Cantadas e Leitura: Comemoração ao Dia Do Livro Infantil

Na última sexta feira (01 de abril), nossa escola realizou um momento bastante descontraído para os alunos da Educação Infantil e Fundamental (séries iniciais). Dando continuidade ainda ao projeto de Linguagens da escola, os alunos do 3° ano realizaram apresentações de parlendas infantis cantadas. Os grandes sucessos como a janelinha e a barata diz que tem, fizeram parte das apresentações que em certos momentos também foram seguidas por alguns passinhos de dança. As parlendas integram o cenário infantil há bastante tempo e têm muito o que ensinar, fazendo parte do folclore brasileiro e proporcionando também, divertimento e aprendizado.

Em forma de comemorar antecipadamente o dia Internacional do Livro (02 de abril), as professoras realizaram a culminância das atividades do paradidático “O Túnel” voltadas para o Infantil II. O livro trata de forma divertida a noção e a perspectiva do ponto de vista. Por meio da ação, as crianças vão explorar os conhecimentos espaciais e as possibilidades visuais. Além disso, o projeto do livro permite uma interação com o leitor com um jogo lúdico testando o olhar dos leitores. Para envolver ainda mais as crianças na atividade, as professoras confeccionaram um túnel para que as crianças pudessem entender na prática as questões abordadas no paradidático. Celebrar o dia do Livro Infantil ajuda a despertar o amor pela leitura, sendo também um momento ideal para reler algumas obras.

Momentos como este de musicalização e leitura são de extrema importância para o aprendizado dos pequenos, colaborando com a memorização de números, dias da semana e diversos outros temas que integram nosso cotidiano. Por este motivo, tem se tornado bons aliados para os nossos educadores que objetivam passar mensagens ou ensinamentos.

Confira abaixo alguns cliques.