Olimpíadas Brasileiras de Biologia 2019

A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) é uma competição organizada pelo Instituto Butantan que tem como participantes alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, de qualquer escola pública ou privada no país. A idade máxima de participação é 19 anos.

A OBB é dividida em três fases diferentes. Veja:

    • Primeira Fase: prova composta por 30 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de biologia contido no site da Olimpíada. A escola é responsável pelas realização das cópias e aplicação da prova.

 

    • Segunda Fase: prova composta por 100 testes de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da Primeira Fase. As escolas também são responsáveis pelas cópias e aplicação da prova.

 

    • A correção é realizada automaticamente pelo Instituto Butantan.

 

  • Terceira Fase: os 15 primeiros colocados na fase anterior são capacitados e avaliados nas atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan. Essa avaliação corresponde a 50% da nota final da Terceira Fase. Eles ainda fazem uma prova composta por 20 questões de múltipla-escolha elaborada pela equipe Butantan, onde cada questão apresenta 4 proposições que devem ser classificadas como Verdadeiras ou Falsas. Esta prova corresponde aos outros 50% da nota.

https://www.youtube.com/watch?v=mRd0vgfWzBc

https://www.youtube.com/watch?v=mRd0vgfWzBc

SELEÇÃO PARA INTERNACIONAIS

Os quatro primeiros colocados na Terceira Fase da OBB são selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia. Os próximos quatro colocados formam a equipe que representa o Brasil anualmente na Olimpíada Ibero-americana da Biologia (OIAB). Dois alunos (nono e décimo classificados) são escolhidos como suplentes, para o caso de algum dos classificados finais não poder participar das olimpíadas internacionais.

Saiba mais