Novo Ensino Médio: Alunos Preparados Para um Mundo de possibilidades

Aqui no Instituto Santo Agostinho já estamos disponibilizando para os nossos alunos da 1ª série do Ensino Médio o novo modelo de ensino, onde os alunos são direcionados para as respectivas áreas que querem seguir no futuro.

Em um contexto geral o Novo EM promete ser um ensino mais prático e eficaz, trazendo uma série de vantagens como: flexibilização dos currículos, orientação dos conteúdos segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Projeto de Vida e itinerários formativos com foco no desenvolvimento da carreira. Além disso, com esse novo modelo, os alunos irão focar nas trilhas específicas que posteriormente também serão adotadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Durante os 3 anos do ensino médio nossos alunos terão cargas horárias distintas. Na 1ª série, os alunos terão mais aulas focadas em sua formação geral básica, com uma carga horária de até 1800 horas. As outras 1200 horas que sobram serão direcionadas aos itinerários informativos (que se dividem em ciclo comum, trilhas especificas e eletivas). Na 2ª série, a formação básica geral diminuirá, dando mais espaço para os itinerários formativos. Já 3ª e última série, a formação geral diminuirá significativamente, dessa vez dando total espaço ao ciclo comum que será focado na 1ª etapa do Enem, e para as especificas que serão focadas na 2ª etapa do Enem.

Durante a 1ª e 2ª série a carga horaria priorizará o perfil do nosso aluno, que está em transição do ensino fundamental, e ainda está aprendendo a fazer suas escolhas. Por este motivo, é ofertado a disciplina Projeto de Vida. A 3ª série priorizará o encerramento do ciclo escolar e a preparação para os exames.

O Enem também passará por mudanças e acrescentará mais duas áreas em suas provas. Agora serão 6 áreas específicas entre elas: ciências exatas e tecnologia, artes e linguagens, ciências sociais e humanidades, ciências da saúde, ciências da terra e do mar e ciências econômicas e negócios. A principal vantagem dessa nova forma de ensino, são as possibilidades que os estudantes terão de aprofundar seus conhecimentos específicos, agregando significativamente para o futuro profissional que cada um escolher. Aqui no Instituto Santo Agostinho estamos sempre preocupados em oferecer o melhor para nossos alunos, aliando qualidade e custo-benefício.

Confira abaixo alguns cliques.