Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Hoje, 03 de maio, comemoramos O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.

A data foi instituída pela comissão nacional da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – no ano de 1993, com o objetivo de evidenciar a necessidade de independência da mídia com principio da democracia.

A UNESCO defende a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa enquanto direitos humanos fundamentais através do lobbying e das atividade de controle. Considera que a independência e o pluralismo dos media se constituem como valores essenciais ao processo democrático.

Historicamente foram cometidos muitos crimes contra a liberdade de imprensa, principalmente durante a Ditadura Militar no Brasil.

Informação é poder, e por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação sempre existiu e se chama censura. A Censura é o contrário da Liberdade de Imprensa, e é comum nos regimes ditatoriais não democráticos. Mas a luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer, de variadas maneiras.